Últimas Notícias
Inicio / Esportes / Stand Up Paddle

Stand Up Paddle

Simples assim: uma prancha, um remo e a natureza. Basta remar em pé em cima de um pranchão que você já está praticando o stand up paddle, também conhecido como SUP. Mas é só isso mesmo? Tão simples assim? Quem pratica o SUP sabe que ele vai muito além de uma prática esportiva, ele é um estilo de vida a ser seguido. O stand up paddle é uma mistura de lazer com qualidade de vida e, principalmente, a possibilidade de estar em contato com a natureza. 

– O importante do stand up é você trabalhar os membros inferiores e superiores, adquirir hábitos saudáveis, curtir o mar, a lagoa e observar a natureza

Dicas para Todos os Tipos de Remada Stand Up Paddle

 .

1 – Equipamento de segurança – Aconselhamos para quem inicia o stand up paddle – supsurf a utilização de coletes de salva-vidas. Contudo, não são coletes comuns, pois os coletes conhecidos inibem a movimentação do praticante. Aconselhamos coletes mais finos, próprios para a prática de stand up paddle, pois visam apenas uma flutuação mínima necessária, não se tratando de equipamento de segurança para alto mar, ou para corredeiras.

2 – Cuidar da postura – O supsurf, stand up paddle, trabalha muito o centro de gravidade do praticante, o que é ótimo para coluna, ligamentos, musculatura abdominal. Contudo, importantíssimo permanecer com uma postura correta. O melhor é pegar umas aulinhas, para remar corretamente e aproveitar o melhor do condicionamento físico que este esporte pode proporcionar. Contudo, como aqui é uma coluna de dicas, seguem algumas sobre postura. Primeiramente, alinhe os seus pés paralelamente, lado a lado (como se você estivesse parado). Afaste-os quase na largura de seus ombros. Flexione levemente os joelhos. Quando fores remar, não incline o tronco para frente, apenas agache um pouco, levemente, e mantenha o tronco ereto, na vertical.

3 – Não reme cansado – O cansaço é uma constante para quem inicia o stand up paddle surf, supsurf. Com o tempo você poderá permacecer várias hora remando. Contudo, no início, recomenda-se que, aos primeiros sinais de cansaço, o praticante pare imediatamente de remar. Isso pode ser feito na própria prancha, diante da grande flutuação da prancha, que permite que você fique até deitado ou sentado na prancha. Mas o recomendável mesmo é que a parada seja efetuada fora da água.

4 – Aprenda técnicas de queda – Nunca caia, jogue-se! Procure não afundar muito em relevos ou profundidades desconhecidas. Certa vez, saltei da prancha pensando que não dava pé, mas a profundidade era, naquele local, 30 centímetros.

Diante de tais circunstâncias, algumas dicas: o seu centro de gravidade do praticante fica no umbigo, mantendo uma em relação a superficie da água, quando mais próximos esses dois pontos, mais equilibrado fica o praticante. Logo, quando perderes um pouco o equilíbrio, busque-o ficando agachado. Assim, se a queda for inevitável, o impacto será menor, pois o corpo estará quase na superfície da água.

5 – Reme em dias de pouco vento . – O vento atrapalha um pouco a prática do stand up paddle, principalmente para iniciantes, pois o nosso corpo serve como uma “vela”, sendo que podemos ser empurrados pelo vento a direções indesejadas. Assim, na hora de planejar uma remada, é importantes atentar-se a tais detalhes.

6 – Reme em locais conhecidos e de água parada – Quem inicia não tem nenhuma noção de manobras e do comportamento da prancha. Dessa forma, a iniciação em água parada permite à pessoa a simbiose com a prancha de SUP. O SUP, stand up paddle, não é um esporte que exige força ou resistência do praticante, exige, sim, jeito, afinidade, entre o praticante e a prancha. O corpo responde instintivamente com a água, e com o passar do tempo, o praticante não presta mais atenção no equilíbrio, é uma questão de costume.

7 – Faça aulas para adiantar processos de conhecimento. – Aconselhamos que o praticante faça algumas aulas, pois a prática orientada sempre proporciona um aprendizado mais rápido e seguro.

8 – Não remar sozinho. – Talvez a nossa melhor dica para iniciantes. Nunca reme sozinho. Procure sempre a companhia de um amigo. Além de mais aprazível, é mais seguro. Remadas em grupos maiores são muito legais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *